sábado, 26 de setembro de 2009

Reforma Política. Como Fazê-la .

Antes de mais nada quero me identificar como um Democrata convicto, se a Democracia tem falhas, não há forma de governo melhor. Dito isso gostaria de externar um ponto de vista , e sugerir uma possível solução.
O Congresso Nacional, baluarte de qualquer País democrático; no Brasil tornou-se um verdadeiro embuste. Os parlamentares, a quem competiria aperfeiçoá-lo, não o farão , já demonstraram isso na recente Reforma que aprovaram, onde pioraram o que estava ruim. Não abordaram a questão dos suplentes, excrescência onde alguem se torna Senador da República, decidindo por nós sem ter obtido um voto sequer. Homologaram os fichas-suja, por que? Não questionaram a infidelidade partidária emfim , legislaram em causa própria sem nenhum espírito público.
Se nada for feito a cada legislatura a situação só piorará.
O que fazer? A Sociedade já se apercebeu do problema , já é um ponto importante, mas não é suficiente, é preciso agir.Como? Através desse poderoso instrumento de comunicação que é a internet é possivel uma mobilização. Minha sugestào, e gostaria de ouvir outras , é no sentido de que seja criada uma comissão de notáveis, com representantes de várias classes como : OAB, LIBERAIS,POlÍTICOS(ainda há uns poucos bons), FORÇAS ARMADAS (sim, por que não)
dentre outras, e a essa comissão seria atribuída a tarefa de elaborar um texto de REFORMA POLÍTICA e ELEITORAL, que seria submetida a aprovação popular através dos meios hoje disponiveis bastante eficazes. Após aprovada pela sociedade seria levada ao Congresso através de ação Pública para homologação em plenário. Claro que é uma idéia embrionária ,e como tal tem que ser burilada,mas é um começo com sabor de desabafo .
É o que tinha a dizer.

Um comentário:

  1. É isso aí, meu sogro. Temos que demonstrar nossa indignação colocando a boca no trombone...
    Agora é só divulgar o Blog entre os amigos e parentes que o boca a boca faz o resto.
    Até a próxima postagem...

    ResponderExcluir